Receita de Sabonete Artesanal método Cold Process

Como Fazer um sabonete artesanal Cold Process 

Como Fazer um sabonete artesanal Cold Process

Passo a Passo

Em primeiro lugar, pese todos os ingredientes. (Deixe pra pesar os óleos essenciais na hora que for usar, pois são muito voláteis, ou pese com antecedência e deixe em um recipiente tampado). 

Em segundo lugar, misture a água e a soda cáustica, colocando sempre a soda na água, nunca o contrário. Deixe esfriar até que seja possível encostar suas mãos do lado de fora do recipiente (por volta de 45ºC).

Em terceiro lugar, derreta os óleos em banho-maria, e misture-os com a ajuda do Mixer, se for necessário.

Então, quando a mistura de soda esfriar, junte-a com os óleos e bata com o Mixer até atingir o trace (textura de maionese).

Adicione os óleos essenciais ou outros aditivos de sua preferência.

Por fim, coloque sua massa na forma, cubra com um pano limpe e seco e aguarde 48 horas para desenformar.

Depois de desenformar, corte o sabonete e deixe curar por 30 – 40 dias em lugar arejado e protegido da luz solar.

Validade

A validade desse sabonete varia de acordo com a conservação. O ideal é que seja usado nos primeiros 6 meses, para usufruir de todas as propriedades. O sabonete natural não estraga depois de seis meses, porém seu aroma vai ficando mais fraco.

Para prolongar a validade, você pode adicionar Oleoresina de Alecrim e Vitamina E em proporção de até 0,5% do total de óleos da receita, são antioxidantes naturais.


Durabilidade

O sabão natural não contém aglutinante; substância sintética usada em sabonetes comerciais para evitar que derretam com a água. Portanto mantenha seu sabonete o mais seco possível. Recomendamos que você divida seu sabonete em 2 ou 3 partes para o uso, deixando apenas um pedaço no box.


Receita de Sabonete Artesanal método Cold Process

Ingredientes Quantidades em gramas

Óleo Vegetal de Oliva 470g

Óleo Vegetal de coco 60g

Óleo Vegetal de Palma 90g

Óleo Essencial Lavandin 10g

Soda Caustica 82g

Água desmineralizada ou destilada 200g

Rendimento total: 902 gramas

Sabonetes: 11 sabonete de 2 cm e 1 sabonete de 1 cm para teste.


Usamos uma forma de 25cm (comprimento) x 6,5cm (profundidade) x 7,5cm (largura).


1. Preparação Inicial

Primeiramente, faça a pesagem de todos os ingredientes necessários. No caso dos óleos essenciais, é preferível pesá-los apenas no momento de utilizá-los, já que são altamente voláteis. Caso pese antecipadamente, armazene-os em um recipiente hermético para evitar a perda de propriedades.


2. Mistura da Soda Cáustica com a Água

Posteriormente, combine a soda cáustica com a água, adicionando sempre a soda sobre a água (e nunca ao contrário). Aguarde até que a solução esfrie o suficiente para permitir tocar o recipiente externamente sem desconforto, o que geralmente acontece em torno de 45°C.


3. Derretimento dos Óleos

Em seguida, derreta os óleos utilizando o método de banho-maria. Se necessário, utilize um mixer para misturá-los e garantir uma textura homogênea.


4. Integração das Misturas

Assim que a solução de soda atingir a temperatura adequada, adicione-a aos óleos derretidos. Utilize o mixer para bater a mistura até alcançar o ponto de trace, que possui consistência semelhante à de maionese.


5. Adição dos Óleos Essenciais e Aditivos

Depois, incorpore os óleos essenciais ou quaisquer outros aditivos desejados, conforme sua preferência ou a proposta do sabonete.


6. Moldagem e Descanso

Por último, despeje a massa na forma escolhida, cubra com um pano limpo e seco, e deixe descansar por cerca de 48 horas antes de desenformar.


7. Cura e Corte

Após desenformar, corte o sabonete no formato desejado e deixe-o curar em local arejado, longe da luz direta do sol, por um período de 30 a 40 dias.


Validade

A durabilidade do sabonete artesanal depende de como ele é armazenado. Para aproveitar todas as suas propriedades, o ideal é utilizá-lo nos primeiros 6 meses. Mesmo após esse período, o sabonete não se deteriora, mas o aroma pode enfraquecer. Para prolongar sua validade, recomenda-se a adição de antioxidantes naturais, como Oleoresina de Alecrim e Vitamina E, em uma proporção de até 0,5% do total de óleos usados na receita.


Conservação e Durabilidade

Sabonetes artesanais não possuem aglutinantes sintéticos, o que os torna mais suscetíveis ao contato com a água. Para aumentar a durabilidade, mantenha o sabonete o mais seco possível. Uma dica prática é dividir o sabonete em 2 ou 3 partes, utilizando apenas uma por vez e guardando o restante em local seco.


Se quiser aprender tudo sobre este método por um valor simbólico.

CLIQUE AQUI 






Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato